Fique por dentro

Siga nosso Twitter

Acesse nosso canal

Junte-se a nós no Facebook

TEEB para o Setor de Negócios Brasileiro é lançado na Rio+20

Iniciativa visa a dimensionar o valor econômico da biodiversidade para o setor de negócios no Brasil e identificar oportunidades associadas ao seu uso sustentável.

Rio de Janeiro, 15 de junho de 2012

A Conservação Internacional (CI-Brasil), com o apoio do Centro de Monitoramento da Conservação Mundial (UNEP-WCMC, na sigla em inglês), lançou hoje o relatório preliminar TEEB para o setor de negócios brasileiro, em evento da CNI, no hotel Sofitel, em Copacabana, durante a Rio+20.

O relatório preliminar traça um panorama dos riscos e das oportunidades de negócios relacionados à biodiversidade e os serviços ecossistêmicos para seis setores específicos da economia brasileira: agricultura e papel e celulose; óleo e gás e químicos; cosméticos e farmacêuticos; mineração e construção civil; instituições financeiras; e varejo.

Com apoio institucional do Centro de Monitoramento da Conservação Internacional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-WCMC, da sigla em inglês), o relatório se baseou na metodologia do projeto TEEB - The Economics of Ecosystems and Biodiversity (A Economia dos ecossistemas e da biodiversidade), um projeto sediado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O relatório contou com o patrocínio da Monsanto, Vale, Natura e Santander.

O relatório preliminar Teeb para o setor de negócios brasileiro fornece subsídios para orientar as empresas, o governo e a sociedade sobre como reconhecer, compreender e internalizar os benefícios associados à gestão estratégica da BSE nos negócios, destacando os resultados dos principais estudos já feitos no Brasil e no mundo sobre o tema, além de fazer um levantamento das principais normas e políticas nacionais que regulamentam o uso da biodiversidade no país.

O TEEB para o Setor de Negócios Brasileiro pretende ainda oferecer fácil acesso a ferramentas e informações para empresas para que elas possam aprimorar suas práticas em biodiversidade – partindo da perspectiva de manejo de riscos, identificação de oportunidades e avaliação de impactos, buscando promover mudanças na cultura corporativa das mesmas.

 “Os serviços prestados pelos diferentes ecossistemas do planeta têm um grande valor econômico; eles podem valer até trilhões de dólares. Nas últimas décadas, se formos computar o que foi gasto em termos de recursos naturais e de biodiversidade brasileiros, o PIB do país só cresceu 3%”, afirmou Andre Guimarães, diretor-executivo da CI-Brasil, durante lançamento do relatório.

Também esteve presente ao lançamento Pavan Sukhdev, responsável pelo estudo global, que foi lançado em resposta à proposta dos ministros de Meio Ambiente do G8+5, na Alemanha, em 2007, para desenvolver uma análise global sobre o impacto econômico gerado pelas perdas da biodiversidade. Para Sukhdev, o Brasil é a capital do capital natural global.  

Leia na íntegra o sumário executivo do relatório preliminar (em português)

http://www.conservacao.org/arquivos/TEBB_comcapa.pdf
 

Sobre a Conservação Internacional:

A Conservação Internacional (CI) é uma organização privada, sem fins lucrativos, fundada em 1987 com o objetivo de promover o bem-estar humano fortalecendo a sociedade no cuidado responsável e sustentável para com a natureza – nossa biodiversidade global – amparada em uma base sólida de ciência, parcerias e experiências de campo. Como uma organização não governamental (ONG) global, a CI atua em mais de 40 países, distribuídos por quatro continentes. Em 1988, iniciou seus primeiros projetos no Brasil e, em 1990, se estabeleceu como uma ONG nacional. Possui escritórios em Belo Horizonte-MG, Belém-PA, Brasília-DF, Rio de Janeiro-RJ e Caravelas-BA. Para mais informações sobre os programas da CI no Brasil, visite www.conservacao.org.

 

Informações para a imprensa:

Gabriela Michelotti (31) 8407-7125

g.michelotti@conservacao.org

João Paulo Mariano (61) 32262491 - Ramal 103

j.souza@conservacao.org

 

 

 

 

Rua Tenente Renato César, 78 – Cidade Jardim – CEP 30380-110

Belo Horizonte – MG – Brasil – Tel.: [31] 3261.3889

©2003 Conservation International do Brasil / Aviso Legal / Política de Privacidade